Pular para o conteúdo principal

Seu José

     Eu vejo o mundo passar através de uma porta.
     Meu nome é José, todos me chamam de Seu José. Não sei porque me chamam assim. Mas todos os dias ouço: "Bom dia Seu José", "boa tarde Seu José". Nem sei se este "seu" é com 's' minúsculo ou maiúsculo.
     Sempre respondo com um sorriso, às vezes não digo nada, somente mostro um pouco os dentes.
     Nunca troco mais do que 10 palavras com as pessoas que passam pela porta. Por vezes tenho vontade de conversar mais, mas todos estão com pressa, sempre estão atrasados. Não entendo porque ninguém tem tempo para nada. Minha vida se resume a uma porta aberta, às vezes fechada (quando está muito frio). Passo dias e dias olhando a vida passar e eu sempre em frente a esta porta que mostra tão pouco do mundo. Não posso tirar os olhos da porta.
     Outro dia o pequeno pedaço de mundo que olho ficou pequeno. Não aguentava mais ficar olhando-o e não poder ir adiante. Minhas certezas, todas, absolutamente todas, se perderam diante do inevitável questionamento. Da imensidão que não vejo, que não tenho contato. Por que não saio porta afora? Por que me prendo a esta parte tão ínfima da vida?
     Os dias foram passando e cada vez mais sentia uma necessidade de mudar. Não sabia como.
     Cada novo dia um outro "Bom dia Seu José", "Boa tarde Seu José", a mais nova é "E aí seu José". Nesta última não sei como responder, fico olhando sem muita reação, o máximo que faço é mexer as sobrancelhas. Realmente fico sem ação. Mas a porta continua lá. Cada vez mais me sinto oprimido por aquele pequeno espaço. Não vejo mais como uma simples porta, a sinto como uma espécie de opressor. A porta está sempre aberta, mas para mim é como se fora gradeada, impedindo o meu ir e vir. As pessoas que entram e saem pela porta não têm a consciência da grandiosidade daquele ato. A coragem que exige passar por aquele portal da opressão. Um dia quem sabe eu consiga sair por aquela porta. Neste dia serei um homem livre.
     O mundo pulsa no lado de fora, ultimamente tem pulsando tanto que parece que criou vida própria, sempre tem alguma manifestação passando. E eu o que faço? Fico parado no meu lugar. Não posso deixar de ficar olhando a porta, controlando quem entra ou sai, afinal, esta é minha tarefa nesta sociedade compartimentada. Cada dia passa mais gente lá fora, uns mascarados, outros com faixas de protesto contra tudo e contra todos, nunca é a favor... não seria o momento de eu sair e cruzar esta opressora porta? Será que não é isso que falta para mim, um motivo para deixar de ver a vida passar e fazer parte do que pulsa lá fora? As peguntas vêm e vão, mas eu sempre no meu lugar, olhando o mundo por apenas uma fresta, não vejo nada mais do que uma pequena parte e fico a imaginar como é o resto. Imaginar não é viver, imaginar é apenas imaginar. Tomei uma decisão. Agora é definitivo. Na próxima manifestação irei me juntar a eles.
     Os dias passaram e ninguém mais saiu, todos voltaram à velha e conhecida passividade, inclusive eu. Continuo na minha função cada vez mais atuante. Cada mais conformado. Mas para minha surpresa fui até promovido, sou chefe. Não fico mais em frente à porta, fico na guarita e tenho uma visão maior da rua. Continuo a ser um porteiro, mas vejo um pouco mais. Apenas o suficiente para deixar a vida passar e nada fazer.

Trilha Sonora:
I Shot The Sheriff (13 02 2009) - Welcome to Osaka Castle Hall - Eric Clapton
Layla (13 02 2009) - Welcome to Osaka Castle Hall - Eric Clapton
Cocaine (13 02 2009) - Welcome to Osaka Castle Hall - Eric Clapton
I Shot The Sheriff - Trouble On My Mind-Bremen 20/04/1983 - Eric Clapton
Layla - Trouble On My Mind-Bremen 20/04/1983 - Eric Clapton
Cocaine - Trouble On My Mind-Bremen 20/04/1983 - Eric Clapton

PS: Entre estes dois shows se passaram 26 anos, dois momentos de um gênio da música... não me canso de ouvir estes dois discos e estas músicas em especial.

Comentários

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma