Pular para o conteúdo principal

Quase nada

     Por muito tempo carrego a impressão de que as palavras não comportam a vida por inteiro.
     Não é possível expressar através das letras os vastos sentimentos que experimentamos. Um deles a amizade. Não consigo transpor em palavras todos os sentimentos que envolvem a amizade, seja qual for o tipo de amigo a que se refira o substantivo feminino.
     Por isso, talvez, me tenha calado tão fundo um comentário feito no blog ontem (isso mesmo, alguém lê e ainda comenta neste blog escondido em algum ponto deste mundo virtual. O que não deixa de ser surpreendente). Pela manhã li o seguinte comentário: "A amizade também termina. Não, ela se transforma em nada".
     Este comentário foi feito no post anterior Efemeridades. Aquela frase ficou martelando dentro de mim por algum tempo. Pensei algumas respostas, escrevi a minha resposta. A minha verdade, e somente isso. Mas há muito coisa a ser escrita sobre aquele comentário. Será que o Anônimo chegou ao limite das palavras e não tenha conseguido expressar os sentimentos que envolvem qualquer amizade? Será que um dia o Anônimo encontrou uma amizade verdadeira ou mesmo falsa? Será que o Anônimo entende tudo que lhe cerca? Pouco importa a resposta. O que me importa, na realidade, é que as palavras não comportam a vida. A vida é muito mais do que palavras ao vento, escritas em uma folha de papel ou mesmo publicadas em um blog sem rumo e sentido.
     Todos os dias entendo mais assim. A vida é mais, somos mais do que palavras. Por isso, por vezes, pouco importa o mundo das letras. Não desprezo as letras, me importo, isso sim, com a vida como ela é e não como pensamos que é ou como tentamos retratá-la ou explicá-la. Levo comigo que os caminhos porque passamos, as pessoas com que cruzamos, os erros, os acertos, nos acrescentam, mesmo que sejam desilusões. Isso não pode ser considerado nada como o Anônimo entende. Respeito, mas não concordo. Até mesmo as desilusões nos ensinam a caminhar, nos mostram por onde não passar ou com quem partilhar amores e dores...
     Finalmente, após erros e acertos, talvez mais erros, percebi que caminhos trilhar, mesmo que não consiga expressar em palavras, mesmo que não as encontre, pois estas não alcançam a vida na sua plenitude. Por isso não entendo que algo se transforme em nada. Desculpe-me Anônimo, mas hoje, somente hoje, posso dizer que tudo se transforma em alguma coisa, às vezes num sapo enorme, em outras ocasiões em um bela princesa. Por falar em sapos, estes dias assisti Magnólia, um filme muito interessante, se tiver interesse assista, acho que vale a pena. Numa cena capital ocorre um chuva de sapos, isso mesmo uma chuva torrencial de sapos (uma figura de linguagem interessantíssima). Aquele fato extraordinário é um marco na vida de todos os personagens. Este acontecimento é o limite na vida de todos que presenciam aquele fenômeno, a partir dele os personagens do filme encontram um novo rumo em suas vidas. Todos temos que passar por acontecimentos inexplicáveis para encontrarmos nossos rumos. Espero que você, Anônimo, encontre a sua chuva de sapos, a minha, já encontrei e me ensinou muito... Que chova sapos em todas as nossas vidas.

PS.: Valeu Anônimo, continue contribuindo com este blogueiro neófito. Após algum tempo (relativamente longo) voltei a escrever dois dias seguidos.

Trilha sonora:
63 - Muse - Arcana
Lap Of Luxury - Jethro Tull - Under Wraps
Rolling Stones - Wild Horses - Rock 70´s
Moondance - Van Morrison - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Be My Baby - The Ronettes - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Led Zeppelin - Stairway To Heaven - Clássicos Rock 500
Playground - Sia - Some People Have Real Problem
Heart Of Gold - Neil Young - Greatest Hits
Let's Stay Together - Al Green - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Escape Hatch - Spyro Gyra - Fast Forward
One After 909 - The Beatles - Let It Be
Her Majesty - The Beatles - Abbey Road
Janine - Space Oddity - (German RCA)
Good Night - The Beatles - White Album - (Disc Two)
Ticket To Ride - The Carpenters - The Singles 1969-1973
Bizet / Carmen Suite No. 2, Habanera - Clássicos - 101 Classical Greats Volume 2
Electric Light Orchestra - Livin' Thing - Clássicos Rock 500
Milonga Magica - Andreas Vollenweider - Air
Blinded By Rainbows - The Rolling Stones - Voodoo Lounge
Good Times Bad Times - Led Zeppelin - Celebration Day
Stairway To Heaven - Led Zeppelin - Celebration Day
Rock And Roll - Led Zeppelin - Celebration Day

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma