Pular para o conteúdo principal

Sorria, você é linda, mesmo que a TV não diga

     Andando por aí estes dias encontrei uma frase escrita em uma parede qualquer "Sorria, você é linda, mesmo que a TV não diga". Uma frase com uma mensagem diferente daquelas pichações sem sentido espalhadas em nossas cidades.
     A pessoa que tatuou naquele prédio a frase título deste post tinha a intenção de falar com todos e todas que não são valorizados nestes tempos de beleza fabricada. Ao ler aquela frase fiquei imaginando o momento que ela estava sendo tatuada, o sorriso da pessoa, o observar a "obra" e acima de tudo o passar de outras pessoas lendo e interpretando das mais diversas formas.
     Em outros pontos são escritas frases de entusiasmo para os passantes diários. É interessante quem se dispões a escrever frases ou praticar intervenções nas cidades com o intuito de ajudar a tornar o dia menos árido.
Danilo Verpa/Folhapress
     São muitas as formas de intervenção. Lembro de um grupo que transformou uma faixa de segurança em um grande código de barras. Ou então quem montou prateleiras nas ruas e simplesmente deixou livros lá com uma simples frase "leia o livro e depois devolva-o, outras pessoas também querem ler". Dia após dia os livros são retirados e após algum tempo devolvidos.
     Nos mais variados cantos da cidade são encontrados algum tipo de intervenção. Perguntas do tipo "você já deu uma abraço hoje?", "você já beijou hoje?" e por aí vai. A vida pode ser mudada com atos simples, não requerem dinheiro, apenas um começar, um desprendimento de alguém para todos nós.
     Pensando neste post encontrei esta reportagem na Folha de São Paulo: Pichação 'poética' vira febre em orelhões e muros de São Paulo. É bom saber que outros querem fazer parte de nossas vidas de forma poética ou então tentam nos passar forças para seguirmos em frente. Não é um fenômeno da cidade que moro, mas é sim uma atitude que esta disseminado por todo mundo.
     Mas por que alguém escreve frases para levantar o astral de outrem? Por que alguém se arrisca para simplesmente tornar o dia mais palatável? Parece simples a resposta e ao mesmo tempo revela o encanto do que chamamos vida, o encanto do ser humano. Uma simples frase me proporciona voltar acreditar no ser humano, mesmo depois de perceber tantas mazelas. É possível sentir que há solução em tudo isso que nos cerca.
     Uma simples teve o condão de provar que há vida a nossa volta e proporcionar um seguir em frente com mais força. Quem sabe num futuro próximo tenhamos mais atitudes como estas o que tornarão nossas vidas muito mais aprazíveis. Se for o caso também começarei a escrever em um muro qualquer "Vamos ser felizes juntos" ou então "Você já fez alguém sorrir hoje?"

PS: No post seguinte darei uma outra interpretação a frase tatuada em um prédio qualquer, título do post de hoje.

Trilha Sonora:
La Primavera - Manu Chao - Proxima Estacion: Esperanza
Kashmir - Led Zeppelin - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Surfing With The Alien - Joe Satriani - Live In Paris: I Just Wanna Rock (CD2)
The Mystical Potato - Head Groove Thing - Joe Satriani - Flying In A Blue Dream
Back To The Family - Jethro Tull - Stand Up
Aqualung - Jehro Tull - Rock 70´s
Bad Apples - Guns N' Roses - Use Your Illusion I
New World Man - Rush - Clássicos Rock 500
Rock Is My Life and This Is My Song - Bachman-Turner Overdrive - The Collection
Me And Mr Jones - Amy Winehouse - Back To Black

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma